Drive-in Rio




O projeto Drive-in Rio foi desenvolvido a partir do projeto Drive-in que o precede, realizado em 2010 em Copenhagen pelo coletivo Wunderkammer com apoio do Conselho de Artes da Dinamarca.
O evento, inédito no Brasil, foi apresentado em 2012 como parte oficial dos eventos culturais da Rio +20, foi realizado através do Ministério da Cultura na Praça Mauá - Rio de Janeiro. O espaço de cerca de 1.800m2 foi ambientado com cerca de 15 automóveis-sucata e dezenas de projetores e artefatos tecnológicos que serviam de base para o trabalho de diversos artistas. Performances eram realizadas ao redor dos carros, em espaços internos com imagens projetadas em janelas, e através de transmissões de áudio dentro ou fora dos carros.
Entre as técnicas apresentadas nessa exposição viva tivemos: performances, design, instalação, cinema, shows, teatro, poesia, animação, obras multimídias e projeções em videomapping.
As novas tecnologias também convidam o público para participar de cada intervenção artística - um dos objetivos principais do projeto. A discussão sobre as relações do Homem e das cidades com os automóveis, tendo como foco a sustentabilidade, possibilitando o encontro de diferentes linguagens, promove a reflexão do público e permite que os visitantes contribuam ativamente com as performances que acontecem no evento.
Reunindo elementos simbólicos e de grande atração popular - carros, cinema, teatro, show, música - as discussões sobre grandes dilemas da modernidade ganham espaço naturalmente nas apresentações, sem hermetismos. Cada visitante é capaz de se divertir, refletir e apreender uma importante mensagem sobre seu tempo e seu papel diante do futuro.
Consumo, mobilidade urbana, matrizes energéticas, crescimento sustentável, globalização, os caminhos do entretenimento e da arte, entre outros, orbitarão as experiências sensoriais e os discursos presentes na exposição. Essa discussão contemporânea que se desdobra em plataformas de vanguarda e que foi muito bem aceita e divulgada pela imprensa.
​
Ficha Técnica
Realização
WUNDERKAMMER LATIN AMERICA
Curadoria
Luke Cooper
Samuel Moore
Lucas Margutti
Direção de Produção
Maibrit Thomsen
Ana Paula Gutierrez
Luiz Prado
Assessoria de Imprensa
Armazém Comunicação
Coordenação de Produção
Suêmi Terra
Assessoria de Produção
Yolanda Maria Barroso
Coordenação de Monitoria
Bianca Siqueira
Estagiário
Troels Dyhrman
Direção de Arte
Alex Gregório
Alex Lemos (1º assistente)
Antônio Brum (2º assistente)
Marcio André (produtor de veículos)
Coreografia
Édio Nunes
Programação Visual
Samuel Moore
Consultoria de Marketing
BIRDS - Mariana Goulart
Consultoria Técnica de Som
Yan Saldanha
Andre Saisse
Fotografia
Viviane Rangel
Making Of
Mateus Thiago
Sonorização
Gramophone - Branco Ferreira
Iluminação
Cesar de Ramires
Eletricistas
Marcio de Araújo
Marcos Vinícius
​
Temporada​
​
Armazém da Utopia
13 Junho a 22 Junho 2012
​