top of page

"Festa de Família” e “O Funeral”

Com texto do cineasta e roteirista dinamarquês Thomas Vinterberg as peças ganharam os palcos com direção de Bruce Gomlevsky.

 

FESTA DE FAMÍLIA se passa durante a festa de aniversário do patriarca de uma tradicional e rica família dinamarquesa que reúne os parentes e amigos numa casa de campo para comemorar seus 60 anos. Segredos familiares vem à tona surpreendendo os convidados com revelações chocantes e inesperadas que mudarão a vida de todos os presentes para sempre.

​

Em O FUNERAL a  mesma família se vê obrigada a um novo reencontro, depois de 10 anos, para o funeral do patriarca. A família é mais uma vez é surpreendida com novos fatos que provocarão outra reviravolta na vida de todos os presentes, seguindo a tradição das tragédias gregas, onde o mal se perpetua inevitavelmente através de diferentes gerações.

​

“Festa de Família” foi indicada ao Prêmio Shell de Melhor Direção.

​

“O Funeral” foi indicada aos Prêmios Cesgranrio de Melhor Direção e Melhor Espetáculo, ao Prêmio APTR de Melhor Ator Coadjuvante (para Gustavo Damasceno e aos Prêmios Questão de Critica de Melhor Elenco e Categoria Especial (pelas escolhas dramatúrgicas com a Cia Teatro Esplendor).

 

HISTÓRIA

​

Um dos mais importantes filmes do movimento do cinema dinamarquês Dogma 95, "Festa de Família" foi adaptado para o teatro e, nos últimos anos, recebeu montagens na Broadway, na Inglaterra, França, Israel e Grécia, entre outros países, arrebatando platéias mundo afora. "Festa de Família" estreou no Rio de Janeiro em 2009 com enorme sucesso e rendeu ao diretor Bruce Gomlevsky uma indicação ao prêmio Shell de Melhor Direção.

​

"O Funeral" recebe sua primeira montagem brasileira pelas mãos de Bruce Gomlevsky. À época de sua criação, em 2011, o roteirista e cineasta Tomas Vinterberg, conhecendo a história da montagem brasileira, informou a Bruce que escrevia a continuação da história, e lhe ofereceu o texto. A peça terá trilha sonora original composta pelo polonês Zbigniew Preisner, famoso pelas composições musicais dos filmes do mestre Krzysztof KieÅ›lowski.

 

Ambos os textos são de autoria do cineasta, dramaturgo e roteirista dinamarquês Thomas Vinterberg, considerado um dos principais nomes do cinema mundial atual, e que ao lado de Lars Von Trier, criou o manifesto cinematográfico "Dogma 95". O movimento, há quase vinte anos, conquistou o mundo por sua pungência e ousadia com filmes de baixo orçamento, porém com roteiros e atores de excelência fazendo um cinema voltado para o essencial e mítico no ser humano - pode-se se dizer, um cinema com estreito parentesco com o teatro, focado na boa dramaturgia, onde a falta de recursos dá lugar à criatividade.

 

"Festa de Família" e "O Funeral" integram, juntamente com "A Volta ao Lar" de Harold Pinter e "O Homem Travesseiro" de Martin McDonagh, o que a companhia nomeou de "tetralogia do abuso", conjunto de quatro espetáculos teatrais que tem a família e o abuso como tema central de pesquisa.

​

A peça realizou temporadas no SESC Copacabana, Teatro Poeira, Galpão Gamboa e Caixa Cultural RJ. 

Ficha Técnica

​

Festa de Família

​

Texto

Thomas Vinterberg, Mogens Rukov e Bo Hr. Hansen

​

Adaptação teatral

David Eldridge

​

Direção

Bruce Gomlevsky

​

Tradução

José Almino

​

Elenco

Carolina Chalita, Felipe Cabral, Gilberto Marmorosch, Gustavo Damasceno,

João Lucas Romero, Luiza Maldonado,

Mariana Alexandre, Paulo Giardini,

Rafael Seig, Ricardo Lopes, Ricardo Ventura, Thiago Guerrante, Tracy Segal e

Participação especial de Xuxa Lopes 

 

Cenografia

Bel Lobo

​

Iluminação

Maneco Quinderé

​

Figurino

Ticiana Passos

​

Direção musical

Marcelo Alonso Neves

​

Fotos

Tatiana Farache 

​

Design gráfico

Mauricio Grecco

​

Assistente de direção

Elisa Tandeta

​

Direção de produção

Luiz Prado

 

 

O Funeral

​

Texto

Thomas Vinterberg, Mogens Rukov e Bo. Hansen

​

Direção

Bruce Gomlevsky

​

Tradução

Ricardo Ventura

​

Elenco

Carolina Chalita, Gustavo Damasceno, João Lucas Romero, Luiza Maldonado, Paulo Giardini, Rafael Seig, Raul Guaraná, Thalita Godoi e participação especial de Xuxa Lopes 

 

Cenografia

Bel Lobo e Bruce Gomlevsky

​

Trilha sonora original

Zgbibiew Preisner 

​

Iluminação

Elisa Tandeta

​

Figurino

Ticiana Passos

​

Fotos

Tatiana Farache

​

Design Gráfico

Mauricio Grecco

​

Assistente de direção

Elisa Tandeta

​

Direção de produção

Luiz Prado

​

Temporada​
​

Teatro da Caixa - RJ

15 de Outubro a 01 Novembro 2015

bottom of page