Imagens de um C(ego)
O desafio de enxergar o outro naquilo que ele é. Esta é a proposta lançada ao espectador como um exercício de autocrítica e de análise de seus próprios conceitos e atitudes, abordada no fio condutor da história do espetáculo “IMAGENS DE UM C(EGO)”.
Escrito e dirigido pela artista multimídia e criadora do ‘Teatro dos Sentidos’ Paula Wenke (que também integra o elenco), “IMAGENS DE UM (C) EGO” conta uma história envolvendo dois atores. Oscar (que é biologicamente cego, mas com uma grande capacidade de percepção) e Boca Berreiro (psicologicamente cego e ególatra). Personagens altamente opostos, mas muito humanos em suas contradições, se encontram em uma sala de testes para uma seleção da grande e misteriosa Godiva, super artista que vem ao Brasil montar seu novo espetáculo inspirado em seu último manifesto “A natitude é a todificação do nada” e deseja encontrar no país atores para sua nova montagem. Godiva é símbolo de mistério, beleza exótica, cheia de exageros, mola propulsora para o sonho daqueles dois indivíduos que ficam à sua espera.
Oscar (o cego biológico), enfrenta com bravura os preconceitos declarados por Boca Berreiro e traz ainda uma nova reflexão: é possível ampliar sua mente a vários sentidos. Boca Berreiro (o cego psicológico), por sua vez, vê apenas aquilo que ele deseja. Ele seleciona e prioriza suas próprias opiniões, não abrindo-se a novas possibilidades de reflexão ou pensamento. Vaidoso, fala, mas não tem escuta e por isso não consegue dar espaço para que também seja atravessado pelo que o outro diz. Seu próprio ego o sufoca, impedindo-o de abrir-se ao encontro.
O texto faz um forte apelo ao respeito das diferenças. “IMAGENS DE UM C(EGO)” fala sobre o que vai além da simples visão e parte de uma sensibilidade desenvolvida internamente, de um encurtamento do ego e uma amplificação do ser humano, ir de encontro ao outro é perceber o que há no outro que nos identifica: nossas humanidades. O resultado é um espetáculo divertido que faz rir até de nervoso e uma volta para casa repleta de informações para reflexões bem pessoais. Um espetáculo que é um convite inovador e surpreendente, para que o ser humano enxergue com os ouvidos e ouça com o coração.
O espetáculo realizou temporada no Teatro Café Pequeno - RJ.
Ficha Técnica
Concepção, texto e direção
Paula Wenke
Diretora assistente
Rosite Val
Elenco
Kakau Berredo, Oscar Capucho, Paula Wenke
Produtora Assistente
Francine Fonteles
Assessoria de Imprensa
Kassu Produções
Direção de Produção
Luiz Prado
Temporada
Teatro Café Pequeno
14 a 28 Setembro 2016