Sereia Lab
Instalação Sonora em Escamas Sensoriais
Uma experiência inovadora e interativa que conceitualiza a sensibilidade
​
Realizada em 2009 a exposição multimídia Sereia Lab. "Instalação Sonora em Escamas Sensoriais". foi criada pela artista e performer Elen Nas, consiste numa instalação audiovisual e performance, aliando arte, tecnologia e interatividade.
Sereia Lab é uma instalação multimídia cuja proposta é a interatividade sensorial em suas variadas formas. Um grande aquário montado na galeria é composto de elementos sonoros e analógicos, ora organizados, ora aleatórios, que interagem com a performer e com o público.
Na primeira etapa da performance, Elen Nas dialoga com o espaço e o ambiente sonoro, utilizando-se de seus próprios elementos físicos, como a projeção de voz e movimentação corporal, enquanto a equipe técnica processa sons em tempo real e alterna luz e imagens. Na segunda fase do desempenho, submersa no grande aquário, a performer fará a mixagem sonora do ambiente com os samples das vozes pré-gravadas, sem a utilização de nenhum fio. A combinação dessas duas etapas completa a instalação visual: a união de objetos e imagens projetadas, uma de cada vez entre a luz e a escuridão, ligados às performances.
Ficha Técnica
Concepção, Performance
e Mixagem Sonora
Elen Nas
Direção e edição de Vídeo-Arte
Thiago Toniatto
Composição e Espacialização Sonora
Alexandre Brautigäm
Direção documental e fotografia
Carla Piske
Engenharia de Software
Ricardo Palmieri e Giuliano Djahjah
Engenharia Elétrica
Paulo Brites
Iluminação
Fernando Klipel
Cenotécnicos
Marco Souza e Renan Cardoso
Direção de Produção
Marcello Vilar
Assistentes de produção
Roberta Marinho e Talita Matos
Coordenação geral
Luiz Prado
​
​
Temporada​
​
Caixa Cultural Rio de Janeiro
23 Março a 03 Maio 2009
​