Uma Ilíada

1/3

Considerada a "obra fundadora" da literatura ocidental e uma das mais importantes da literatura mundial, a “Ilíada”, de Homero, poema épico que conta a saga da Guerra de Troia, ganhou os palcos pelas mãos do ator e diretor Bruce Gomlevsky em 2015, vencedor do Prêmio Cesgranrio de Melhor Ator e indicado para o Prêmio APTR na mesma categoria. Já realizou temporadas no CCBB RJ, SESC Pompéia SP, Teatro Maison de France RJ, além de diversos festivais.

 

UMA ILÍADA (An Iliad), texto da diretora e do ator americanos Lisa Peterson e Denis O'Hare, recebeu tradução de Geraldo Carneiro especialmente para esta montagem. Bruce, sozinho em cena, revive a tradição dos antigos contadores de histórias, como os “griots” africanos ou os xamãs que, cercados pelo seu povo, ao redor de uma fogueira, passavam adiante seu conhecimento e suas histórias.

 

A peça busca a conexão com os aspectos mais essenciais do teatro. Abrindo mão de quaisquer elementos ou artifícios, a peça vale-se basicamente do trabalho do ator e a comunicação direta com seu interlocutor.

 

Em cena, vivendo um poeta de um tempo e lugar indeterminados, Bruce, acompanhado pela contrabaixista Alana Alberg, faz uma releitura dos antigos “aedos”, artistas andarilhos da Grécia Antiga que cantavam para o povo e para as cortes os poemas “homéricos” acompanhados por um instrumentista.

 

Com poesia e humor, o texto apresenta a história da Guerra de Tróia ao mundo contemporâneo, tratando de temas ainda atuais como a escolha entre valores materiais e morais, a ira, a sede de guerra e suas conseqüências. "Para mim é uma satisfação imensa ter encontrado esse texto tão especial. Uma versão condensada da Ilíada de Homero, escrita de forma acessível e comunicativa para as plateias contemporâneas, sem perder a profundidade e a beleza poética do texto (...) Me interessei também por tentar investigar como essa obra - que tem três mil anos e é considerada o primeiro poema épico ocidental que chegou aos nossos dias -  nos afeta ainda hoje por tocar em questões míticas do ser humano. Como por exemplo a violência, a ganância e a ferocidade humana. A necessidade infindável do homem de guerrear, conquistar e subjugar o seu semelhante.", afirma  Bruce Gomlevsky.

 

 

A “Ilíada” de Bruce foi brindada pela tradução original e especialmente feita pelo poeta, letrista e roteirista, agora Imortal ABL Geraldo Carneiro: “Sempre fui apaixonado pela Ilíada, desde que me desentendo por gente. Uma alegria imaginar que Homero inventou essas palavras para cantar a bravura de um guerreiro, a astúcia de outro, a beleza de uma mulher, a memória de uma cidade destruída à beira-mar. Sei que, para muitos, Homero é uma ficção. Ou apenas um poeta entre muitos. Ou uma espécie de deus da poesia épica. Diante de seu altar, todos os poetas posteriores teriam deixado seus versos como oferendas.“.

 

SINOPSE

Resgatando a tradição dos antigos contadores de histórias, Bruce Gomlevsky, sozinho em cena, narra ao público a Guerra de Tróia acompanhado por uma contrabaixista.

GÊNERO: drama / DURAÇÃO: 80 minutos /CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 12 anos 

 

“UMA ILÍADA” NA IMPRENSA INTERNACIONAL:

 

"Fascinante... Inteligentemente concebido e impressionantemente executado. Uma ilíada reconta uma antiga história que ressoa com trágica relevância nos dias de hoje" - The New York Times

 

"Uma ilíada é teatro puro: chocante, glorioso, visceral e profundamente satisfatório." - Time Out New York

 

"Explosivo, de tirar o fôlego ...." - The Chicago Sun Times

 

"Uma brilhante e eletrizante adaptação" - The Philadelphia Inquirer

Ficha Técnica

Texto

Lisa Peterson e Denis O'Hare

Tradução

Geraldo Carneiro

Direção e interpretação

Bruce Gomlevsky 

Trilha sonora original

Mauro Berman

Contrabaixista

Alana Alberg

Iluminação

Elisa Tandeta

Figurino

Carol Lobato

Cenário

Bruce Gomlevsky

Direção de movimento

Daniela Visco

Assistente de direção

Lorena Sá Ribeiro 

Fotos

Dalton Valério

Projeto Gráfico

Maurício Grecco e Tiago Ristow

Direção de Produção

Luiz Prado

Produção e Realização

BG ArtEntretenimento Ltda

Assessoria de Imprensa

JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

Temporadas​

Teatro Maison de France

08 Abril a 15 Maio 2016

 

Galpão Gamboa

21 e 22 Maio 2016