Prêmio Rodrigo Melo Franco Andrade

30a Edição - IPHAN 80 anos

1/5

Uma grande festa, reunindo a diversidade da cultura brasileira, vai celebrar os 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). E a cidade escolhida para as celebrações, que acontecem de 24 a 27 de outubro, foi o Rio de Janeiro, que além de grande número de bens protegidos – tombados e registrados em nível federal – é também Patrimônio Mundial por sua Paisagem Cultural Urbana.


Um dos destaques da programação é a cerimônia de entrega do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, a mais importante premiação do país voltada para ações de valorização, promoção e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Nesta 30a edição, o Prêmio, promovido pelo Iphan, contemplou oito projetos dos estados do Amapá, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.


Durante a cerimônia, no dia 24 de outubro, às 19h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Iphan também vai homenagear parceiros, entre instituições e personalidades,que se destacaram nos últimos 80 anos na gestão do Patrimônio Cultural, com a Medalha Mário de Andrade, instituída em homenagem aos 80 anos do Instituto.


Participam da festa a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, diretores e funcionários da instituição, além de representantes da empresa State Grid e de Furnas Centrais Elétricas, patrocinadores da festa. A plateia, formada por premiados, homenageados e convidados,
será agraciada com apresentações culturais de bens registrados, como o Jongo do Sudeste, o Maracatu, o Bumba Meu Boi do Maranhão e a Capoeira. Para encerrar a noite, o palco do Municipal receberá também o show Grande Encontro, com Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo.


Os vencedores da 30a Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Divididos em quatro categorias, os projetos foram selecionados durante a reunião da Comissão Nacional de Avaliação, que ocorreu nos dias 21 e 22 de agosto, em Brasília.

Clipping

Confira aqui o que foi notícia sobre este evento. 

 

Temporada​

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

24 Outubro 2017